Quem sou eu

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

COMO POSSO MALHAR SE VIAJO MUITO A TRABALHO???


Mais uma vez peço desculpas pela demora na atualização do blog.

Bem essa postagem refere-se a um e-mail enviado pelo amigo Douglas de Sampopemba, zona leste de São Paulo.

 É comum associarmos viagem a fugir da "rotina". E se não ficarmos atentos, realmente essa fuga, nos faz um " verdadeiro estrago" na nossa saúde, a começar pela alimentação. Um dos fatores determinantes que devemos levar em consideração, até mesmo antes de viajar, é a questão da disciplina e organização. Ou seja, o hábito para um estilo uma vida saudável, perto ou longe de casa.

Por isso, manter os hábitos alimentares, ou ao menos não exagerar nas "guloseimas" que as viagens proporcionam, e realizar com antecedência uma programação contendo atividades físicas, locais e horários pré determinados, é uma forma de realizar a manutenção da estética e das capacidades físicas básicas. Como:

  • Capacidade aeróbica: está relacionada ao condicionamento cardiovascular e respiratório, possibilitando a manutenção da circulação do sangue e o transporte de oxigênio para o organismo. São as corridas, andar de bicicleta, nadar, etc;
  • Força ou resistência: diz respeito ao tecido muscular. É necessário que nossos músculos sofram estímulos de diferentes formas para que se recuperem, com o objetivo que queimarem calorias e como consequência ter um aspecto esteticamente saudável;
  • Flexibilidade: temos no nosso corpo, músculos que permanecem em constante contração, justamente para manter nossa postura. Se não trabalharmos a flexibilidade, a tendencia é que esses músculos se encurtem promovendo diversas patologias musculares. Por isso os alongamentos são extremamente importantes na prevenção de lesões.
  
Existe no mercado esportivo diversos acessórios que podem auxiliar a prática de atividade durante as viagens. Porém de nada adiantará se não soubermos exatamente como realizar os movimentos, e para qual região do corpo é indicado. Por isso se faz necessário a orientação de um profissional formado em Educação Física, e devidamente credenciado pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física), com a finalidade de evitar lesões.



Indicado para pessoas que já praticam atividade física e já possuem um condicionamento, e passou por uma avaliação médica.

Sempre iniciar qualquer atividade com alongamento muscular em todo corpo.

homens:                                                                                                                                                        
- Flexão de braços com a pernas estendida - 3 x 10 repetições (intervalo descanso de 1 minuto);



mulheres:
 o mesmo exercício com pernas flexionadas e joelhos no chão;




homens: 
- Flexão e extensão de tríceps na no banco ou cadeira - 3 x 15 repetições (intervalo descanso de 1 minuto);
mulheres: 
3 x 10 repetições (intervalo descanso de 1 minuto)



homens e mulheres:
- abdominal reto 4x15 repetições (intervalo descanso de 30 segundos)                                                                                 - o mesmo;

- flexão de quadril 4x15 repetições (intervalo descanso de 30 segundos)                                                                              - o mesmo;


Como variação os acessórios práticos podem maximizar o trabalho para todos os grupos musculares.

Realizar no mínimo 30 minutos de exercícios aeróbicos ( corrida, bicicleta, dança, natação, etc). No mínimo 2x por semana. toda atividade física deve ser acompanhada de uma boa hidratação e ingestão de água a cada 20 minutos.



Finalizar novamente com um bom alongamento muscular e volta a calma.

Alguns exemplos de acessórios práticos:

-Roda de exercício abdominal;
- fita de suspensão com prendedor de porta;

- elásticos de diferentes nível de intensidade, etc. 





Diferenças entre, por exemplo, correr na praia (areia) e na rua ou na esteira; pedalar na academia e ao ar livre. No primeiro caso, é necessário usar tênis para correr na areia ou dá na mesma praticar descalço?


Todos são predominantemente aeróbicos, ou seja são exercícios que devem ser feitos por um longo período de tempo sem interrupções. Para que haja um benefício significativo é necessário ao menos 20 a 30 minutos numa intensidade moderada. 

Correr ao ar livre tem suas maiores vantagens, pois além de nos distrairmos com a paisagem, e não vermos o tempo passar, podemos queimar muito mais calorias devido os acidentes do solo com inclinações que aumentam a sobrecarga, exigindo mais dos músculos. Porém estamos mais suscetíveis a lesões. Correr na praia requer alguns cuidados, como filtro solar, óculos e boné. E descalço só na areia fofa, pois areia dura, causa um grande impacto nas articulações e tendões do joelho, sendo necessário o uso de tênis nesse caso.

Na esteira a velocidade é constante, promovendo um treinamento mais seguro devido a estabilidade onde pisamos. E para quem foge do sol, também é uma opção.

Para quem gosta da movimentação das academias, existem inúmeras versões da super conhecida aula de Spinning. Onde os alunos em bicicletas específicas acompanham o estimulo com diferentes intensidades, dado pelo professor numa aula animada, intensa, com música em ritmo  acelerado, que pode proporcionar um gasto de no mínimo 600 calorias em 45 minutos.



Pedalar ao ar livre é necessário uma pista adequada só para ciclistas, onde possamos realizar um treinamento com uma intensidade moderada por no mínimo 30 minutos, sem causar acidentes.


Para aqueles que praticam natação e/ou atividades de piscina: como fazer para praticar sua atividade na piscina de um hotel cheio de gente?

Normalmente, hotéis que tem um grande fluxo de pessoas, possuem atividades internas aplicadas por profissionais de forma organizada. Procure se informar sobre o cronograma de atividades para os hospedes. Caso isso não seja possível, procure uma academia próxima ou um clube, e pague uma diária. É muito comum esses estabelecimentos cobrarem uma pequena taxa apenas para a utilização da piscina. A desvantagem é que não terá um profissional para orientação nesse caso. Pode ocorrer também de nos ser solicitado um atestado médico dermatológico para utilização da piscina. Como precaução, melhor providenciarmos com antecedência.

Não eixe de cuidar da saúde! Planeje sua rotina, a vida lhe cobrará mais tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário