Quem sou eu

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CREATINA: TOMAR OU NÃO?


Recentemente se ouviu muito falar dessa personagem tão presente no mundo das academias e daqueles que buscam o sonho de ter um corpo bem trabalhado.

Como puderam perceber, em cada postagem na qual eu levanto uma questão, logo coloco a indagação referente ao objetivo que se pretende atingir. Nesse caso a creatina é a nossa protagonista.

É interessante sabermos e conhecermos o que é a creatina antes e entendermos seus efeitos. Ela é um peptídeo, nutriente que já existe em nossa massa muscular. E também encontrada nas carnes, principalmente vermelha. É responsável por dar energia imediata para realização de um trabalho muscular intenso, que por sua vez proporciona também um aumento no nível da força, quando está presente.

Vantagens de se tomar creatina:

Como já foi dito a creatina proporciona um aumento da força muscular, devido à demanda de energia que promove, provocando um grande estímulo muscular. Não é só isso. Ela tem a característica de reter água no organismo, pois é de difícil dissolução. E como está entre as fibras musculares, essa retenção de líquido causa um inchaço visível, dando o aspecto que toda pessoa que malha pesado quer, que é se sentir um “pouquinho” mais forte. Com uma boa base protéica, no lugar onde tinha apenas água dentro das fibras musculares é preenchido com a proteína, promovendo o processo de hipertrofia, que é o ganho de massa magra.

Riscos de se tomar creatina:

Bem, se fossemos ingerir de forma natural creatina, a base de carne suficiente para ganharmos massa muscular, deveríamos ingerir pelo menos uns 10 quilos de carne todos os dias. Por isso, a ingestão de creatina manipulada, tornou-se algo muito comum entre os praticantes avançados de musculação. Em algumas cidades do Brasil, a creatina não é mais vendida sem prescrição médica ou nutricional. Com razão, pois ingerida em excesso pode provocar riscos à saúde. Quando um indivíduo faz o uso da creatina, o mesmo deve ingerir pelos menos 2 vezes mais água, do que se não tomasse. Pois como disse, a cretina possui uma molécula grande, e de difícil dissolução. Se enquanto ela estiver presente no organismo, não houver também uma grande circulação e renovação da ingestão de água, por mais que o organismo tente reter esse líquido, ele não consegue se auto-suprir, eliminando a água, porém mantendo as moléculas de creatina em excesso nos rins, sobrecarregando o sistema e proporcionando a formação de pedras renais.

Por isso a orientação de um especialista é fundamental. Até pouco tempo atrás, para se ter resultado significativo com o uso de creatina, tínhamos o conhecimento que era necessário a ingestão de 20 gramas de creatina nos sete primeiros dias, e com a manutenção de 5 gramas após esse período. Atualmente, pesquisas apontam que o primeiro momento não é mais necessário. Uma vez que é ingerida as primeiras 5 gramas, a creatina já começa agir no organismo.



É bom lembrar que devido os efeitos de sobrecarga do sistema renal, o uso freqüente desse suplemento deve ser evitado. Periodizando-o no mínimo de dois em dois meses.

Sou a favor de tudo que proporcione um aumento no desempenho, desde que seja de forma saudável, orientada e sem excessos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário