Quem sou eu

terça-feira, 7 de junho de 2011

POR QUE É TÃO DIFÍCIL PERDER A “BARRIGUINHA”?



Antes de responder essa questão, quero me desculpar pelo atraso na postagem. Bem, perder a famosa “barriguinha de chop, pochete, pança” é algo que muitos sonham e poucos conseguem. Pode até ser que algumas pessoas tentam, e até que conseguem com muito custo reduzir apenas algumas medidas, porém ver aqueles famosos e desejáveis oito “gominhos” saltando com uma simples contração é um objetivo que parece nunca ser alcançado.




Vamos entender por que:

Quando iniciamos uma dieta, com o objetivo de emagrecimento e definição muscular, percebemos a diminuição das medidas nas roupas, não necessariamente proporcional a perda de peso, pois sabemos que com exercícios físicos podemos perder gordura, mas também ganhar massa muscular, e os músculos também pesam. O importante nessa observação é que sempre a maioria das queixas é referente à redução de todas as medidas, menos do abdômen.

Isso se dá pelo fato da gordura corporal estar espalhada por todo o corpo, conseqüentemente, as primeiras partes do corpo que reduzirão medidas, ou serão mais visíveis, são as extremidades como braços e pernas. A gordura abdominal é o último lugar que irá reduzir, pois essa região possui uma quantidade maior de células de gordura que em outras regiões. 

Dependendo da genética, existem mulheres que possuem uma quantidade maior de células de gordura, na região do quadril, ao contrário dos homens, que é concentrada no abdômen.

Para obter uma definição significativa, a ponto de obter os “tais gominhos”, além de seguir todos os fatores descritos na postagem “EMAGRECIMENTO”, deve-se ter em mente que ingerimos muitas calorias por dia, e não gastamos quase nada. E se de fato alguém já está num processo de perda de peso, e o a dificuldade maior é a definição do abdômen, este deve “secar” ainda mais, seguindo a dieta, para que a energia acumulada no abdômen (gordura) seja utilizada.


Esse não é um processo fácil, pois que está nessa fase do treinamento, de tanto realizar exercícios aeróbicos e reduzir alimentação, fica com um aspecto desagradável. Com rosto pontudo, olhos fundos, literalmente com cara de doente. O que é natural, pois o organismo está utilizando primeiramente, todas as células de gordura mais rapidamente do que as da região do abdômen.

Por isso, um treinamento bem orientado, tanto com exercícios apropriados e uma boa base protéica, principalmente na fase seguinte a esta, faz com que o objetivo seja alcançado de forma segura sem negligencia a saúde do praticante. 

2 comentários:

  1. Muito bom o post Adilson, mas em alguns casos a perda da barriguinha é somente na faca mesmo rsrs.. Eu ainda estou percorrendo o caminho em busca dos meus oito gominhos..um dia chego lá.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Acredito que pela sua idade com certeza é uma questão de dieta e intensificar os treinos aeróbicos.

    ResponderExcluir