Quem sou eu

quarta-feira, 22 de junho de 2011

POSSO SUBSTITUIR A MUSCULAÇÃO PELO PILATES?



O Pilates é uma modalidade de fitness criada pelo alemão Josef Pilates em 1914. O criador reuniu várias técnicas de ballet, yoga, ginástica olímpica, esqui e outras práticas esportivas, criando um sistema de exercícios e equipamentos, inicialmente para recuperação de exilados e mutilados na I Guerra, de hospital numa ilha da Inglaterra.

A pergunta título é bem ampla, por isso vamos seguimentá-la, por objetivos:


Emagrecimento: O Pilates promove o aumento do gasto calórico, por sua vez auxilia sim, na perda de gordura. Porém, só sua prática sem a realização de uma dieta e exercícios aeróbicos adequados, obviamente que os resultados não serão eficientes.

Fortalecimento e flexibilidade: Com certeza, os exercícios de Pilates desenvolvem gradativamente os níveis de força, devido seus sistemas de molas de intensidade gradativa. Permitindo que os praticantes realizem com perfeição os movimentos no limite do seu desempenho, propiciando assim a evolução da força muscular.

No que se diz respeito à flexibilidade, os exercícios são amplos e completos, permitindo as fases de contração e alongamento, ativando as unidades contráteis, promovendo por sua vez o aumento gradativo do comprimento da fibra muscular (aumento da flexibilidade).


Aumento de massa muscular: Os exercícios de Pilates não são trabalhados de forma seguimentada como na musculação, o que proporciona um estímulo em todas as cadeias musculares, recutrando as fibras de acordo com a necessidade pelo ângulo dos movimentos que são realizados. Em outras palavras: enquanto trabalho os músculos das coxas, também trabalho a musculatura do abdômen, panturrilhas, peito, braço, etc. Sem falar do controle da respiração e concentração. Tudo se mantêm ativado.

Um grande erro de alguns profissionais da área da Educação Física, por desconhecimento do método, é estereotipar os Pilates como um tratamento de fisioterapia, pré julgando que para um indivíduo condicionado não seria tão eficaz no aumento de massa. Qualquer indivíduo condicionado que realizar uma aula de Pilates num nível intermediário a avançado, com certeza não irá concordar que fazer Pilates é fisioterapia, pelo contrário irá sentir toda sua musculatura de forma que jamais sentira.




Portanto o Pilates promove sim o aumento de massa muscular, pois apesar de priorizar o fortalecimento global, possibilita também ênfase em regiões do corpo com maior intensidade. 


Aliar a musculação, dieta e exercícios aeróbicos, é garantia de um corpo esculpido. Para quem não gosta de musculação, principalmente as mulheres, é uma forma perfeita de moldar um corpo bem feminino, e sem exageros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário